Performancing Metrics

quinta-feira, 28 de junho de 2007

'Fora as tropas do Haiti', diz delegação ao presidente Réne Préval

Foi no Palácio Nacional do Haiti, na manhã desta quinta-feira, que ocorreu a reunião entre a delegação da Conlutas que visita o país e o presidente do Haiti, Réne Préval.

Entregamos ao presidente a "Carta ao Povo do Haiti", documento que pede a saída das tropas estrangeiras, sob o comando do exército brasileiro, do país caribenho.

Préval chegou a agradecer a solidariedade, mas citou que a presença das tropas seria algo necessário por conta da presença do narcotráfico no país.

Nossa delegação expôs nossa profunda discordância com o líder haitiano. Citamos a violência que é cometida contra a população nas ações militares da Minustah e criticamos o "pano de fundo" da ação militar chancelada pela ONU: impor ao país uma situação de profunda subserviência econômica, que se concretiza na exploração de mão-de-obra barata, análoga à escravidão, em favor de empresas transnacionais.

O presidente Réne Préval, em alguns momentos, mostrou certa dose de ironia frente às declarações dos componentes da delegação. Em um momento inusitado, o presidente surpreendeu a todos quando se escondeu embaixo da mesa, numa espécie de brincadeira que ninguém entendeu.

"O mais importante deste encontro é que foi dito ao presidente do Haiti que queremos a saída das tropas estrangeiras do país. Também deixamos claro que a nossa solidariedade não é a ele, o presidente do país, mas ao povo que está lutando contra essa ocupação opressora", afirmou Eduardo Almeida, membro da delegação e da direção nacional do PSTU.

Outros dois grupos da delegação se encontraram com representantes do governo ligados às áreas de emprego e economia. Em ambas as reuniões, os funcionários ouviram as nossas opiniões sobre a ocupação militar da Minustah.

2 comentários:

Unknown disse...

Bravos companheiros!!! Esta caravana mostra a força da Conlutas e é fruto do ascenso das lutas o povo brasileiro!!!

Anônimo disse...

que cara maluco... se esconder em baixo da mesa... ele deve ter algum problema...